Em 2024, iniciativa municipal renova o seu compromisso, assumindo um calendário alargado, de 27 de abril a 28 de julho, e um total de 27 modalidades, para os jovens dos 5 aos 15 anos
Depois do tão aguardado regresso, em 2023, resultado de um interregno de nove anos, o Município de Viseu renova, no ano em que assume o título de "Cidade Europeia do Desporto”, o seu compromisso para com as crianças e jovens do concelho, ao integrar, no calendário anual de atividades, os Jogos Desportivos de Viseu 2.0.
Nesta 2ª edição, o cronograma é alargado, possibilitando o arranque da iniciativa municipal já neste mês de abril, a 27, prolongando-se o mesmo até 28 de julho. As atividades continuam, portanto, a privilegiar o período de primavera e verão, abrangendo também as férias escolares.
De igual forma, o painel de modalidades que é colocado à disposição apresenta novidades face ao ano anterior: são 27 aquelas que os jovens adeptos do desporto e atividade física, entre os 5 e os 15 anos, vão poder experimentar, entre as quais se destacam 10 novas modalidades. São elas o Aikido, o Atletismo, a Dança, o Disc Golf, o Duatlo, a Ginástica, o GoalBall, o Jiu-Jitsu, o Laser Run e o Tiro com Arco.
"É com enorme satisfação que anuncio a 2ª edição dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0. Um projeto que me é muito querido, até porque foi na minha primeira passagem pela autarquia que criámos os Jogos ‘originais’. Em boa hora resgatámos este projeto, apostando na sua adaptação, mas mantendo a sua verdadeira essência: a competição saudável, a ética e o fairplay, a prática da atividade física para todos e a oferta desportiva aos mais novos”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
"Na Cidade Europeia do Desporto, defendemos a atividade física para os vários grupos etários. A diversidade de programas, projetos e iniciativas municipais que implementámos são testemunho deste mesmo desígnio”, sublinha o autarca.
A par das dez novas modalidades, os mais novos poderão ainda contactar com outras, como é o caso do Andebol, do Arborismo, do Basquetebol 3x3, do BTT XCO, do Desporto Adaptado, do Futebol de 7, do Futsal, do Hipismo, do Hóquei em Patins, do Judo, da Natação, da Orientação, da Patinagem, do Ténis, do Ténis de Mesa, do Voleibol de Praia e do Xadrez.
O Município de Viseu, nesta segunda edição, lança o convite ao jovem futebolista viseense, António Silva, para ser o Embaixador dos JDV 2.0. O internacional português torna-se assim duplamente Embaixador, no ano em que também integra o leque de 13 figuras viseenses associadas ao Desporto, eleitas para levar mais longe o nome da cidade.
Em 2024, os Jogos Desportivos mantêm a sua estrutura e organização, sob orientação das Entidades Coordenadoras de Modalidade – 22 no total -, entre as quais o Município de Viseu. As instalações desportivas de gestão municipal, como é o caso do Pavilhão Desportivo do Fontelo, do Pavilhão Cidade de Viseu ou dos campos que integram o Parque Desportivo do Fontelo, continuam a ser palco privilegiado para a realização das atividades.
"Há que reconhecer publicamente o empenho e o mérito destas associações, clubes e instituições que, numa cooperação estreita com o Município de Viseu, permitem concretizar, com sucesso, estes Jogos Desportivos. Foram, e continuam a ser, parceiros na linha da frente, desde a primeira hora”, afirma o Vereador do Desporto, Pedro Ribeiro.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através de uma plataforma própria para o efeito, à semelhança do ano transato, a qual estará disponível através do website municipal, www.cm-viseu.pt, previsivelmente, no dia 15 de abril.
Nesta plataforma, poderão inscrever-se crianças e jovens, de forma individual, para as modalidades não competitivas e/ou individuais. No caso das modalidades competitivas, os atletas terão de inscrever-se através de coletividades. Também os responsáveis técnicos e os dirigentes deverão gerir nesta plataforma o seu processo de inscrição.
A par das suas dimensões competitiva e de experimentação, os Jogos Desportivos reforçam a sua aposta na literacia desportiva, com a realização de um conjunto de ações de formação complementares, direcionadas para as Entidades Coordenadoras de Modalidade e/ou para os participantes e a comunidade em geral.
Estas serão ações que permitirão aos seus formandos adquirir conhecimentos e competências sobre temáticas fulcrais nesta área, nomeadamente a gestão de eventos desportivos ou a ética no desporto.
Recorde-se que, na edição passada, de "estreia”, foram 147 os jovens que registaram uma participação efetiva, de um universo de 166 inicialmente inscritos. Registaram-se, ainda, 256 participações nas diversas modalidades.
"A programação da Cidade Europeia do Desporto é extensa e traz muitas novidades. Os Jogos Desportivos não são exceção e, neste ano, também eles apresentam mais modalidades. Queremos envolver o maior número possível de crianças e jovens na prática de atividade física, estimulando o seu interesse pelo desporto e pelo desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que cultivamos os valores da inclusão e da entreajuda. Estou certo que esta será uma 2ª edição de sucesso”, remata Pedro Ribeiro.
Toda a informação sobre a 2ª edição dos Jogos Desportivos de Viseu está disponível para consulta AQUI.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os munícipes podem contactar a Divisão de Desporto, Saúde e Juventude, através do e-mail jogosdesportivosviseu@cmviseu.pt ou através do contacto telefónico para 232 427 427 (chamada para a rede fixa nacional).