Programas e Projetos Comunitários

Viseu 24 - Cidade Europeia do Desporto

Atividade Sénior

Atividade Sénior

O Programa Atividade Sénior - programa comunitário de promoção para a atividade física com pessoas com mais de 55 anos residentes no concelho de Viseu -, atualmente na sua 16ª edição, pautou-se, ao longo dos anos, pela ambição de “ter uma população sénior fisicamente ativa, saudável, integrada e socialmente participativa, que possa usufruir de elevados níveis de autonomia e independência durante o maior número de anos possível”. Esta visão determinou a prioridade na construção de estratégias e políticas públicas direcionadas para a vida destas pessoas a nível individual, inseridas nas suas comunidades, assim como para os desafios decorrentes do fenómeno demográfico e social, passando a assumindo que o envelhecimento da população determina, acima de tudo, potenciar uma longevidade com qualidade, saúde e bem-estar.

Este programa conta, atualmente, com mais de 2300 inscrições, distribuídas por 117 grupos em atividade de 61 Promotores Locais; com mais de 330 atividades por semana, com atividades diversas como Treino Combinado, Hidroginástica, Pilates, Boccia, Atletismo, Yoga Tibetano e Walking Football; com a parceria das Juntas de Freguesia do concelho e de 8 Parceiros Estratégicos; numa rede abrangente de cerca de uma centena de Instituições envolvidas na sua organização, fazendo do programa um excelente exemplo dos resultados que conseguimos alcançar quando nos propomos trabalhar em rede. Estes são números que refletem bem o impacto social que o programa assume na comunidade viseense, fruto, também, da diversificação de atividades, ao longo do ano, assentes nos seus Eixos de (i) Atividades – Regulares; Complementares e Pontuais -, (ii) Promoção da Literacia – Ações de Sensibilização e Literacia para a Saúde -, (iii) Formação, (iv) Monitorização e Avaliação e (v) “Vida em Comunidade”.

Escola Ativa

Escola Ativa

O Projeto Escola Ativa – projeto comunitário de promoção para a atividade física na comunidade escolar - surge como uma resposta local, promovida pela comunidade viseense, para o problema sistémico e global da inatividade física nas crianças. Deste modo, tem como objetivo desenvolver estratégias e metodologias que potenciem o aumento dos níveis de atividade física e diminuição dos comportamentos sedentários, potenciando a criação de experiências positivas e contribuindo para ambientes mais saudáveis na comunidade escolar.

Na presente edição, que alberga o ano letivo de 2022/2023, contamos com a participação dos 5 Agrupamentos de Escolas (Infante D. Henrique, Mundão, Viseu Norte, Viso e Grão Vasco), 36 Associações de Pais e 9 Instituições Privadas, com um total de 268 turmas (239 do ensino público + 29 do ensino privado) e 5426 alunos a usufruir do projeto (4769 do ensino público + 657 do ensino privado).

A estratégia e organização deste projeto assenta em seis eixos de intervenção junto da comunidade escolar (alunos, corpo docente e não docente, associações de pais e respetivos encarregados de educação) e órgãos decisores da comunidade (agrupamentos de escolas, juntas de freguesia, entidades de saúde pública, ensino superior, entre outros): (i) Eixo de Intervenção Psicomotora; (ii) Eixo de Criação de Ambientes/Sistemas Ativos; (iii) Eixo da Melhoria dos Espaços Escolares; (iv) Eixo de Boas Práticas; (v) Eixo Plano de (In)Formação; e o (vi) Eixo de Avaliação e Monitorização.

Escola Municipal de Natação

Escola Municipal de Natação

O Município de Viseu, de modo a continuar a estimular e a criar oportunidades que promovam a prática de atividade física em todos os segmentos etários da população, em parceria com a Federação Portuguesa de Natação, integrou a Escola Municipal de Natação no programa "Portugal a Nadar”.

A Escola Municipal de Natação, atualmente com 1205 pessoas ativas, apresenta uma diversificada oferta de horários e atividades, designadamente nas áreas da Natação para Bebés; Adaptação ao Meio Aquático; Introdução, Aprendizagem e Aperfeiçoamento das Técnicas de Nado; e Natação para Adultos; assim como uma oferta diversificada na área do Aquafitness.

A Escola Municipal de Natação desenvolve também dois subprojetos, "Natação para Todos” e "Viseu a Nadar”, que visam proporcionar, de forma inclusiva, atividades aquáticas para todos. Com estes projetos, especialmente dirigidos para os Agrupamentos de Escolas, IPSS, ATL’s e Associações de Pais e Instituições ou Associações de apoio à Pessoa com Deficiência, integram, respetivamente, 128 e 648 participantes.

Manhãs Ativas

Manhãs Ativas

O projeto Manhãs Ativas visa a sensibilização e promoção da atividade física, enquanto elemento promotor de saúde e bem-estar, junto de todos os segmentos etários da população viseense, através da organização de atividades não competitivas, inclusivas e de participação livre. Este projeto, com um cariz mais pontual e associado ao período de primavera/verão, visa, em articulação com diversas instituições locais na área do associativismo, assim como ginásios, tornar os viseenses "+ativos, +saudáveis e +felizes".

Os dados da última edição (2022) demonstram a importância deste evento que, aos domingos de manhã no Parque Urbano de Santiago - espaço de excelência para a prática de atividade física – disponibilizou um programa geral de participação livre com 24 atividades na área do Fitness, Wellness, Atividades para Crianças, Atividades Complementares e um dia destinado a Cross Training, num total de 43 horas de atividade orientada, e no qual participaram mais de 1300 pessoas.

Jogos Desportivos 2.0

Jogos Desportivos 2.0

Os Jogos Desportivos de Viseu nasceram em 1991, com o objetivo de fomentar, durante os meses de verão, a prática desportiva junto dos escalões mais jovens da população, com uma atenção especial nas freguesias mais afastadas do centro urbano do concelho.

Ao longo dos anos, os Jogos Desportivos de Viseu foram-se reinventando e adaptando às novas realidades, adequando-se à procura e novas formas de consumo da prática desportiva.

O sucesso deste modelo levou os Jogos Desportivos para os concelhos vizinhos e outros mais distantes do distrito de Viseu e Guarda, provocando o aparecimento de um projeto de dimensão intermunicipal, os Jogos da Amizade, posteriormente batizados de Olimpíadas da Amizade.

Depois de um interregno provocado pelo término dos Jogos Desportivos em 2014, regressam em 2023 os Jogos Desportivos de Viseu, na sua versão 2.0, renovada e devidamente enquadrada nos princípios e objetivos da Estratégia Municipal para a Promoção da Atividade Física - Viseu Ativo.

Esta nova edição continuará a manter o seu foco nos segmentos etários mais jovens e no aumento da oferta desportiva para as crianças e jovens das freguesias periurbanas e rurais, continuando a centrar as atividades no período de verão, privilegiando os meses de junho e julho.

Simultaneamente pretende-se que estes renascidos Jogos Desportivos de Viseu possam assumir-se como uma boa prática na organização de projetos desportivos municipais e influenciar a prática assumida pelos concelhos vizinhos, com especial interesse nos que integram a Comunidade InterMunicipal Viseu Dão Lafões.

Semana do Brincar

Semana do Brincar

O projeto Semana do Brincar, que assinala o Dia Internacional do Brincar (28 de maio), Dia Mundial da Criança (01 de junho) e Dia Mundial da Bicicleta (03 de junho), tem como objetivo a promoção de uma cultura do Brincar como fator essencial e estrutural no desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança, com enfoque no Brincar como forma não orientada pelo adulto e, sempre que possível, em contexto exterior e de contacto com a Natureza. Com esta iniciativa pretende-se, ainda, aumentar o nível de consciencialização para os Direitos da Criança, a importância do Brincar no processo de desenvolvimento infantil, a promoção da utilização da bicicleta enquanto forma de mobilidade mais ativa e amiga do ambiente e a importância do fomento de experiências enriquecedoras e diferenciadoras nas crianças.

Na última edição, realizada em 2022, teve um programa geral que englobou 70 atividades, entre atividades abertas à comunidade, colóquios e iniciativas integradas no âmbito do Programa Escola Ativa.

<
Semana da Atividade Física

Semana da Atividade Física

A Semana da Atividade Física que, nas últimas edições, contou com a parceria institucional do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção Geral de Saúde, pretende envolver toda a comunidade em momentos de debate e reflexão sobre os benefícios e importância da Atividade Física na comunidade viseense; valorizar e contribuir para a notoriedade de programas e projetos locais já existentes de promoção para a atividade física e desportiva; assim como promover oportunidades de construção de experiências positivas, em iniciativas de participação livre e não competitiva; destacando a relevância das efemérides “Dia Mundial da Atividade Física” e o “Dia Mundial da Saúde” que se assinala, respetivamente, nos dia 6 e 7 de abril.

Na edição de 2022, o extenso programa contemplou mais de uma centena de atividades, incluindo “atividades abertas” à comunidade; a divulgação de boas práticas regulares; assim como a oferta de atividades organizadas por parceiros locais. Deste programa contabilizaram-se cerca de 41 atividades disponíveis para toda a comunidade, destacando-se as de participação conjunta de pessoas com e sem deficiência.

Neste projeto há o histórico de organização, no Dia Mundial da Atividade Física, de uma corrida/caminhada de participação livre e não competitiva, com participação de centenas de pessoas de diferentes faixas etárias.

Deste projeto destaca-se também a campanha de comunicação para a importância da atividade física diária, incluindo as dos Embaixadores do Desporto de Viseu, os atletas Mário Trindade e Tiago Ferreira.